Como Cuidar

VOLTAR

Terrários Fechados

Em um terrário fechado, reproduz-se a atmosfera quente e úmida das florestas tropicais, uma vez que a água e os nutrientes são constantemente reciclados. A água através da transpiração das folhas e da evaporação se condensa sobre as paredes de vidro, de onde escorrem de volta para a terra sendo novamente absorvidas pelas plantas.

Regas
São pouco freqüentes, 1 vez a cada 2 ou três meses, até umedecer a terra, somente regue a terra antes desse período se os lados do vidro do terrário estiverem secos.

Terrários Abertos

Plantas tropicais

Regas
As plantas devem receber água uma vez por semana até umidecer a terra, evite molhar as plantas, coloque a água direto na terra.

Suculentas

Regas
Quando a terra já estiver bem seca, em média uma vez por semana no verão e uma vez a cada 15 dias no inverno.

Cuidados
• Na hora de regar não encharque a terra. Busque fazer com que a água caia só na terra e não na planta, facilita muito o uso de uma seringa, pipeta ou bisnaga. A água NÃO deve fazer uma “piscininha” no fundo do vidro, muito menos uma poça em cima da terra. Se você notar nos Terraios fechados MUITA água condensada nas paredes onde o vidro fique “esfumaçado”, abra e deixe por umas horas e depois tampe de novo.
• Coloque seu Terrario em local iluminado, porém sem incidência direta de sol pois o vidro se torna uma lupa fazendo as plantas “cozinharem”, escolher locais próximo de janelas que recebem luz solar indireta.
• Para limpá-lo utilize um chumaço de algodão enrolado na ponta de uma varinha.
• Fungos e mofo só aparecem em caso de umidade excessiva, fique de olho em indícios de mofo ou bolor no vidro ou nas plantas. Neste caso, limpe o pote e remova as folhas infectadas. Você também deve ter o cuidado de remover partes murchas da planta, tais como flores velhas e folhas secas.


Mini Jardim

Cuidados
Mini jardim com cactos precisam de muita luz, coloque-o em um lugar onde ele recebe sol ou muita luz

Regas
Se seu mini jardim estiver num lugar onde tome sol pode ser regado 1 vez por semana no verão e a cada 15 dias no inverno, caso não pegue tanto sol diminua as regas, procure molhar a terra e evitar molhar a planta e os objetos que decoram seu mini jardim.


Dicas

• Para regar coisas delicadas, uso embalagem da mostarda, é perfeito porque da para dosar as gotas e direcionar a água.
• Cactos e suculentas acumulam água nos seus troncos e folhas. são plantas resistentes, que vivem com pouca água. Não exagere na dose para não prejudicar as plantas.
• As plantas se adaptam ao ambiente em que estão por isso não fique sempre mudando de lugar, elas se acostumam com a rotina.